18 de abr. de 2013

Encontro planeja a agricultura familiar em Cuiabá


Da Reportagem

A Prefeitura de Cuiabá realizou nesta terça-feira (16) o 1º Encontro de Planejamento Estratégico da Agricultura para discutir e planejar políticas públicas voltadas ao fomento da agricultura familiar na Capital. 

Com a participação de lideranças rurais, funcionários, permissionários, feirantes, entidades e autoridades convidadas, o encontro apresentou as necessidades de cada setor, buscando soluções para os principais gargalos. 

O presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais, Dorival Rigoti, comentou que os produtores têm a consciência de que precisam gerar renda, mas analisa serem necessários investimentos e assistência técnica. “Esse encontro é um passo importante para reunirmos os setores da agricultura e então, sairmos com propostas que atendam as necessidades das famílias”, disse. 

Para o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Elias Alves de Andrade, o principal ponto do evento é justamente definir as políticas públicas após avaliar as necessidades de cada setor. “Queremos ligar os pontos, aquele que necessita de auxílio, ao que pode subsidiar a atividade. O objetivo é fazer com que Cuiabá produza o necessário para o próprio consumo”, afirmou. 

Segundo o diretor de Agricultura e Abastecimento da Secretaria, Jilson Francisco da Silva, a participação superou as expectativas. “Mostrou o interesse dos produtores em desenvolver ações para melhorar o setor”, comentou. 

Os três principais objetivos do evento foram: trabalhar a implantação de pólos de produção irrigada ou com uso de tecnologia que permita produzir o ano inteiro; trabalhar os quatro anos com o objetivo de inverter a dependência de importação de frutas, verduras e legumes de outros estados e municípios; e garantir a segurança de regularidade de preços. 

“Faremos isso buscando recursos federais e montando estratégias de operacionalização, garantir que o que for produzido aqui seja distribuído, gerando emprego e renda”, explicou Jilson. (Carol Sanford/Secom-PMC)


http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=430047

Nenhum comentário: