22 de abr. de 2010

As minhas famílias

Quando Tarsila do Amaral pintou o quadro "A Família" em 1925, acabara de viajar pelo Brasil, já havendo iniciado sua pintura "pau-brasil", "...dotadas de cores e temas acentuadamente brasileiros.", conforme descrito no site http://www.tarsiladoamaral.com.br/.
Escolhi essa imagem para tratar dos assuntos "FAMÍLIA" do Blog Pela Fresta da Caverna, não só pelo fato de retratar uma família brasileira, mas também para prestar uma homenagem a esta grande artista e pelo fato de me identificar pela sua numerosa composição.
A partir de minha trajetória no Conselho Tutelar de Rio Claro (2003-2007), tive contato com as mais diversas composições familiares, que ao aprofundar os estudos em relação à Assistência Social, de fato aquele modelo familiar, onde o "papai" vai trabalhar, para sustentar a casa, e a "mamãe" fica em casa cuidando de sua limpeza e organização e da educação das "crianças", há muito não existe.
Nesse contexto, esse espaço vai ser destinado ao debate das relações que construi junto com as minhas famílias.
Quando comecei a pensar em escrever para um Blog, remexer em artigos antigos, em textos e fotos, pude perceber que tem muita coisa que gostaria de escrever, das questões mais próximas de minha existência - minha infância, adolescência e juventude, até os dias de hoje, passando pelas histórias com minhas irmãs, meus pais, meus sobrinhos e parentes de sangue, as escolas onde estudei, os grupos dos quais participei, meus empregos, minhas famílias de escolha, meus amigos e por aí vai...
E lembrando dessas passagens, muito pessoais, acabo revivendo cenários e sentimentos, me emocionando percebendo que tanta gente fez e continua fazendo parte dessa trajetória e com certeza acabo resignificando um pouquinho de minha trajetória.
Além disso, se torna um espaço de socialização de muitas histórias, de muitas emoções...
Juntamente com tudo isso, senti o desejo de também, coletivamente, registrar, refletir e de debater um novo momento: a paternidade!
É nesse cenário que meu filho surge...
Num momento de reflexão, de pensar o passado e repensar o futuro. De projetar a construção de mais uma família!

Nenhum comentário: